segunda-feira, 23 de outubro de 2017

herói/vítima-híbrido das redes

(sobre o vd de pai-filhos em passeio de bicicleta)

Esse pai perdeu uma ótima oportunidade de educar os filhos.. com base em que eles iriam ver uma pessoa pelada?? Como assim..?? Isso eles vão ver na escola (se já não viram) estudando o tecido muscular, sistema esquelético (sistema??) e muitos outros assuntos.. Vão ver na banca de revistas da esquina.. em qualquer esquina da internet.. querendo ou não.. lá estão os corpos nus..
Mas aquilo que aquele "artista" representa fazendo o tipo de espetáculo q fazia é que, em quantas situações, JUNTO COM SEUS PAIS..terão essas crianças a oportunidade de começar a entender..?? Pra ouvir as críticas que os pais tenham.. pra aprender a analisar.. e absorver --  daquilo q a comunidade ofereça, seja como arte, seja como política, seja em nome do que for.. – SÓ O QUE LHES SIRVA. E desprezar o resto, se for o caso. Poderia tê-los ensinado a - passando pelo local -, (se era tão importante q não vissem) olhar para o outro lado, em sinal de desprezo.. Poderia mostrar-lhes que podem ser fortes.. e não ter q mudar seu caminho pela anuência de um pai louco pra aparecer com um choramingo em rede social e mostrar o quanto o mundo está perdido.. o quanto "o mundo" impede seus filhos de andar pela rua.. O máximo q fez além de passar para os filhos a ideia de que são vítimas foi despertar-lhes a curiosidade.. para aquilo q, segundo palavras dele, eles ainda não tem idade para ver..

Esse pai abdicou do direito de educar.. em nome de fazer um vídeo posando de vítima/herói.. e pra isso imolou a dignidade dos filhos.. fê-los desistir de andar no caminho em q vinham e voltar sem atingir a meta desejada, porque um estranho qualquer TEVE MUITO MAIS PODER DO QUE ELES e do que ele.. O q esse pai fez de bom??? Absolutamente nada.. nem em nome de si mesmo.. nem do que “diz defender” nem em nome da educação ou dos filhos.. Doou todo o poder ao desconhecido “artista” que ficou de dono da praça.. do local.. do trajeto de seus filhos. Estúpido..?? Só um simplório.?? Pode ser.. mais um estúpido ególatra formado pelas redes que os torna, (e fá-los pensarem ser) heróis/vítimas. Definindo: herói, costumava ser a pessoa q enfrentava e, em nome de algo, vencia. Vítima, aquele que, submetido ao algoz, não tinha possibilidade de reagir.. e sucumbia. Pois bem, as redes inventaram um híbrido disso: o idiota q se queixa, abdica e faz um vídeo. Ou seja, sucumbe: é vítima.. Mas também enfrenta e vence (grava um vídeo através do qual receberá a aprovação de muitos): é herói.
Socorro.. o mundo não tá ficando muito burro.. o mundo só tem a burrice de seus burros.. e são esses mesmos q reclamam contra a falta de educação, nas escolas, para seus “pimpolhos”..  De verdade,  nas escolas não a tem.. mas tampouco em casa.

Na sobrância (tão bom inventar uma palavrinha vez ou outra.. idioma já tá ferrado mesmo) disso.. os comentários dos valentões q fariam e aconteceriam.. se lá estivessem.. Se fosse na sua quadra.. na quadra da sua rotina.. na sua rua. Por favor, nenhum.. unzinho um mínimo, um pingo de bom senso... de raciocínio.. de colocar a ocorrência no seu devido lugar, com seu devido peso e importância. Nenhum ocupado de educar.. de criar pessoas melhores.. de verdade fortes.. e “donas do seu espaço”... Todos querendo uma briga, uma briga de várzea.. com que também nada de bom ensinariam a crianças pequenas, a não ser temer confrontos.. já que ver seu pai envolvido em um, quando se é pequeno, é sempre motivo de medo.. de desespero. Estúpidos. As redes estão criando estúpidos.. ou só revelando..?? Sei lá. Não vou nem comentar sobre divulgadores.. retuitadores.. laikadores. Eles pensam (às vezes) tal e qual o híbrido de vítima/herói.. que fazer?? Nada. Eles tem direito a seus pensamentos e raciocínio do tamanho que é... e agora tem a oportunidade de expô-lo ao mundo.. e angariar simpatizantes e seguidores... 

Nenhum comentário: